Página inicial.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Mera ficção.

Cinema. Das estórias que poderiam ter virado histórias... Nada acontece. Nada aconteceu. Talvez fosse o medo de que as cenas principais não fossem bem retratadas. Que as interpretações não ficassem na memória. Que o elenco simples se tornasse parte principal do enredo. Que fossem apenas figurantes, ou qualquer outro papel que chamasse menos atenção. E era o oposto.
Um querendo chamar mais atenção que o outro, e os outros, até esperavam algo a mais disso. Disso que nem teve nome e que se teve, por descuido se perdeu. E eles cansaram de discutir. Discutir o improvável de dar certo... Tempo perdido, mas que de qualquer maneira, fazia bem. Nem sei de qual bem estamos falando agora, creio que seja aquele bem que a gente sente quando gosta mesmo de uma pessoa, mas que ao mesmo tempo se sente mal. Mal em saber que nunca passaria daquilo, de um simples roteiro sem estréia. Sem ter final feliz. E sobretudo, ela ainda se sentava para refletir e escrever sobre suas decepções. Escrevia, apagava, reescrevia, apagava, reescrevia... Como se fosse mudar os planos que não deram certo no passado. Como se fosse escrever seu próprio destino. Como se tudo isso nunca tivesse tido um fim.
E como sempre, ela escultava o que ele tentava explicar, com palavras meio como se falasse outro idioma, mas que ela compreendia, só não demonstrava. Também, ô gênio forte dessa menina, meu DEUS. Era mais que complicado entende-la. Que dizia gostar, mas que não fazia absolutamente nada para que fluísse. Que prometia com atitudes calorosas para com ele, só que não as cumpria da forma desejada. Erro! Que se sentia mal, por não fazer somente a si, mas por fazer mal a ele também... E com isso ela adoecia e não se cuidava. Vivia por procurar alternativas, se perdia, se achava, se perdia; nos cenários da obra. Se perdia mais ainda nos ponteiros que soavam alto, no atraso do relógio, que vinha de leve, como se não quisesse a felicidade dos dois. As vezes ela se questionava, - Por quê é tão confuso? Se existe sentimento, por quê é tão difícil assim? Ela não era assim, inteiramente desalenta, desatenta... Só se desviava do caminho quando sonhava mais que a caminhada. Ela não era completamente distante. Só não se permitia ficar em meio. Por isso desencaminhou, ele sempre soube.  E no meio da reflexão, vinha o diretor, com voz forte, repassar as cenas do dia, para o último teste. E do fundo eles se viam... Era como acorde de violão desafinado, como centenas de barulhos que tocavam intruso dentro da menina. Se perguntando ainda, - Quando foi que permitiu lhe dizer mais de mil vezes coisas que ela nunca teria oportunidade de dizer à ele? Se perguntando, - Por quê foi e voltou tantas vezes, se não tinha intenção de ficar para sempre? Inconsequente! Mas já ele...  Ele não gostava, mas ouvia suas canções tediosas, que te faziam bem, só em saber que parte dela estava com ele. Ela era melancólica, mas ele amava o que ela escrevia, escritos que entediavam, mas que ele lia. Lia todos. Lia para adoecer junto, de ver suas tentativas inábeis de permanecer equilibrada no meio fio das palavras. Lia porque os mantinham-vos mais perto, e te-la com ele, mesmo que fosse só com palavras, o deixava melhor. E de longe, ela se sentia melhor também... Numa coisa eles combinavam: Ela sorria por dentro, e ele gostava do sorriso dela. Ele sorria por dentro, e ela gostava do sorriso dele, concomitante. Não! Toda essa unilateralidade não os faziam pequenos sobreviventes, fúteis, ou coisas do gênero. Muito pelo contrário. Se é isso que pensa, é porque nunca viu a forma com que se davam, se tratavam, se gostavam. É porque nunca viu como pediam desculpas, se cometiam erros. É porque nunca se embebedou de tal sensação. Ficava bobo quando ela o chamava pelos apelidos carinhosos. Ria bastante dos seus desenhos prediletos. Ficava bravíssimo quando ela falava de outros garotos, - Era recíproco, né?! Tá, era. rs. Perdiam noites de sono discutindo por ciúmes. Que à "encantava" e ele nem percebia.
 Eles eram assim, complicados. Cheios de pontos de vista diferentes, cheios de inventar histórias e pessoas. Sendo que na verdade, esse era pra ser o papel do grande roteirista... Aquele que escreve as cenas, dentro e fora dos filmes. Aquele que tem poder único, mas que por interveniência deles, foi impedido de terminar. Que por serem assim, perderam o papel principal e até a chance de serem figurantes (como temiam a principio). Perderam o poder de serem o que sentiam. Perderam os bastidores, a festa de estréia, o reconhecimento, a presença e o espetáculo cinematográfico. E principalmente perderam a participação mais prazerosa. A possibilidade de viverem a vida real, que dali em diante, sem eles, tornou-se efetivamente, mera ficção.

Ao que se perde num piscar de olhos.
As histórias e estórias.
A eles.


Tatiane Salles.

25 comentários:

  1. Oi Tati
    Então menina eu ja tentei fazer uma dessa mas não dei conta se vc souber me explica que eu faço sim pra gente ser parceira

    bjinhosss

    http://jhdocemel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Tati!!!
    Uma 5° feira radiante pra você, querida!!
    Abraços/beijos no seu lindo coração!!
    Soninha.

    ResponderExcluir
  3. Oi Tati,
    minha flor, que texto lindo.
    Achei um tanto triste, porém ainda mais belo na tristeza, que me transmitiu força. Um sentimento forte, único.

    As suas palavras tem o dom de me encantar,
    de me fazer imaginar, criar. Obrigada por compartilhá-las aqui no Blog!

    E que venha mais tantos outros destes,
    que em meio a situações e circunstâncias comuns, possam nascer belas poesias, sentimentos únicos!

    Um beijo,
    Uma excelente quinta-feira pra você.
    Jhosy
    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mera ficção.

    História de longos capítulos, maiorias das vezes de " brigas ". Acho que a gente discutia só pra ter o prazer de pedir desculpas, e discutíamos novamente até pra pedir desculpas um querendo assumir o erro, lol.

    Parecíamos crianças, em menos de 10 minutos lá estávamos nós com os apelidos “ baby ", pra mim você discutia só para que eu falasse " Cadê meu beijo ?", e você responder " Só um aperto de mão". Nossa gostava de fazer charme, haha'.

    É nem era sempre brincadeira, nem sempre era fácil discutir contigo, nem sempre era fácil assumir um erro que pra você era totalmente meu.

    Nunca foi fácil, notar que pra você não teríamos futuro, " maldita " mania de querer prever o que vai acontecer, será que isso fez com que as verbas acabassem e o filme parasse, ou insegurança minha e sua?

    Pelo menos te fazer rir eu fazia, adorava ler " Tô rindo que nem besta pro pc ". kkk

    O " fim do filme ", não foi o que se queria, por que os atores principais se comportavam como figurantes. Aonde a atriz principal se achava a figurante, sendo que pro ator, sem ela não haveria começo, nem meio e muito menos fim.

    Gênio dessa menina era mais que forte nem tem como contar, medir... Arrumava argumentos impossíveis para explicar coisas inexplicáveis, queria por que queria, me convencer que não daria certo, que sou volúvel, estranho, chato... Que não dou atenção, sendo que esperava ela escrever textos sem nem mudar de conversa. ¬¬’

    Seu ciúmes nunca notei, será? Notava sim, e ficava mais feliz quando sentia de mim, logo percebia a distancia a secura, costumava jogar “ verde pra colher o maduro”, mais nunca perguntava diretamente com quem eu conversava. E eu respondia com maior prazer. :D

    Nunca me deixou conheça-la a fundo. E nem ela me conheceu a fundo.

    Mais foram belos momentos, que nem se eu quisesse esqueceria.

    Seu texto tem quase tudo que "vivemos", quase tudo que aconteceu . Foi expresso lindamente por uma menina mais que especial, e querendo ou não continuo a chamar de Baby.

    Próximos capítulos viram.

    Anônimo NÃO.
    Ed Oliver. ¬¬'
    Demorei a comentar, mais até que enfim. Abraços e beijos... Mais que abusado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah. Eles eram bem assim, 'complicados demais' ♫. Fiz em segunda pessoa, porque estando de fora, fica mais nítido enxergar tudo que os atores principais viveram. Que nós vivemos. Momentos inesquecíveis, como você mesmo disse. Talvez tenha faltado alguma coisa aí em cima, assim como faltou... Mas é muito bom saber que ficaram boas lembranças e que eu posso contar com você, como sempre pude, claro. Que apesar de tudo que aconteceu, não restaram mágoas. E que o 'Baby' se eternizou. ;)

      Agradeço o comentário. Obrigada por todos as confusões, brigas, todo carinho e consideração. Eu nunca vou esquecer. Você é importante e especial pra mim!

      Tati "Baby". :@

      Ah, pra terminar... Um aperto de mão. rs.
      Te adoro!
      *-*

      Excluir
    2. Ao som de: Hanson - Save-me.

      Me lembro muito bem dessa música. :D

      Excluir
  5. Sendo mera ficção
    De uma grande glória
    Sem ferir o coração
    Ficará para a história!

    Sem brigas a felicidade
    De uma vitória alcançada
    Conseguida a liberdade
    Sem haver trapalhada!

    São estórias contadas
    Sinceras de verdade
    Justas e encontradas
    De compreensão e realidade!

    Boa noite de quinta-feira
    para você, menina Tati,
    um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  6. Estou aqui sem folego, texto lindo, forte, triste, mas tão verdadeiro que me emocionei, você é demais menina Tatiane.
    Amo seu jeito ímpar de escrever, adoro.
    Parabéns minha linda e muito obrigada ´por seu carinho aqui em nosso blog...beijinhos no coração do nosso coração.

    ResponderExcluir
  7. No cinema, personagens e espectadores, e, afinal, pergunto-me não raro, quem é quem?
    GK

    ResponderExcluir
  8. Às vezes penso que a vida real se tornou um tanto ficção... treco doido... e a ficção, uma realidade...

    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  9. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    ...partindo do pressuposto ,pois insurge na experiência única de quem as escreveu, passando pelas cenas reais ou de ficção narradas em segunda pessoa,posso dizer que nesta produção existiu efetivamente uma história de amor, mas penso que não houve um limite insuperável no processo de interpretação... como atores principais...ainda!
    Obrigado pelo carinho das palavras em meu blog!
    Muito feliz e honrado!
    Boa sexta feira!
    Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  10. Vejo que se trata de uma real história de amor que não vingou, mas que se transformou num lindo relacionamento.

    Gostei de ler.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. A vida real anda assim mesmo,,,caminhando pra ficção...loucura dos sentimentos perdidos....beijos de bom final de semana.

    ResponderExcluir
  12. Parece-me que o "The End" ainda não foi escrito no filme, e que os atores principais reaparecem em novos papéis, e que o Diretor quer surpreender a platéia com um "Gran Finale" de arrepiar!
    Mas desde já vou jogando flores... magnífico!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Quase choro amiga, cara que lindo!
    "Ela não era assim, inteiramente desalenta, desatenta... Só se desviava do caminho quando sonhava mais que a caminhada."
    Que perfeito e que confuso é amor?
    Achei lindo tudo que disse no texto, me imaginei em vários momentos...
    Você fala que tenho que escrever um livro, e você o que me diz?
    Olha querida você está lá na minha parceria, é a primeira da lista bem, rsrs.
    Fica com os anjos e com as palavras.
    Beijos em você.

    ResponderExcluir
  14. Nossa que lindo ler isso, Lindo demais chega fiquei emocionada.
    Muitoo bom ler isso...
    Melhor ainda em saber que essa HISTÓRIA foi real, e eu presenciei ela.
    Como o moço ali disse "The End" ainda não foi escrito.

    Beijos, Te amodoro Tati "Baby".

    ResponderExcluir
  15. Espetacular! ...Sem mais palavras, Tati... Só desejo sorte a esse final, que seja um final magnífico, pois você merece tudo de maravilhoso.
    Ótimo fds!
    Beijos.
    Fred

    ResponderExcluir
  16. Menina! Você escreve bem pra caramba! Parabéns! Excelente final de semana! Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Bom dia minha querida !
    Passando por aqui para deixar um abraço de final de semana e me deparo com esse texto lindo...fazer poemas e poesias eu já te conheço,agora em crônica vc superou...
    Bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  18. L.I.N.D.O!
    Existem várias histórias assim. Os detalhes, sua escrita, me encanta.
    Pode passar seus dados sim querida, pode enviar por email, mas preciso saber todas as suas dúvidas. Lista para mim no email, o que você precisa e farei para você assim que possível... Um beijo!

    http://senhoritamoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Tatiane, desejo que tudo esteja bem contigo!

    Texto interessante, pena que não foi escrito nas páginas da jornada dos dois, mas, assim é a história da vida de cada um, quando receamos viver cada episódio, corremos o risco de não tê-la escrito no livro da vida, e talvez nem seja um roteiro adaptado!

    Muito bons textos por cá Tatiane, parabéns por compartilhar com os amigos belos escritos!

    E agradecido por tuas visitas e amizade eu deixo meu desejo que você e todos tenham um viver deveras feliz e intenso, abraços e até mais!

    ResponderExcluir
  20. Minha Querida.
    Por adorar tudo que escreves levei uma postagem sua para meu blog para passar o final de semana comigo.]Um lindo Domingo beijos no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  21. Tatiane, muitos se perdem no que há de melhor.
    Não sabem costurar uma relação como neste lindo template de colchas de retalhos.
    Escrevi um poema chamado Fantasma da minha Ópera.
    Algo a ver, com o que escreveu.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia amiga Tatiane! è sempre uma ler o que escreves ó bela poetisa. tem o talento da tessitura na alma. Seremos parceiras sim. “Que a cada manhã ao abrir os olhos você sinta em seu coração a certeza que a vida lhe espera de braços abertos para receber suas esperanças e realizá-las.”
    Tenha um lindo dia!
    Beijinhos com ternura
    Gracita

    ResponderExcluir
  23. Oi Tati, tenha uma maravilhosa semana, ahcei lindo demais o que você escreveu!!!
    Tenha uma linda semana, bjus!
    Arione.

    ResponderExcluir

Seu comentário é um combustível pra mim. É o medidor da sua satisfação e me satisfaz também. Comente, esse é o CANTINHO de todos nós. Obrigada!

Seja bem vindo, volte sempre! =)